- Brasil
- Ir para acciona.com
O que é a mudança climática e como te afeta?
Existe uma grande falta de conhecimento sobre o que realmente é a mudança climática, seja por causa de do excesso de informações, fontes imprecisas ou desinteresse nas informações, o que dá origem a uma série de falsos mitos sobre a mudança climática. Neste espaço abordaremos de um ponto de vista objetivo e científico o que é a mudança climática, quais são suas causas, consequências e como pode ser combatida. Resumindo, aqui vamos abordar como nos afeta a mudança climática.
Primeiramente, é necessário esclarecer dois conceitos que, embora sejam relacionados, muitas vezes são erroneamente usados como sinônimos: mudança climática e aquecimento global. Existe uma importante diferença: o aquecimento global é a causa da mudança climática, ou seja, o aumento da temperatura global causado pela emissão de gases de efeito estufa na atmosfera induzida pelo homem, que estão causando variações no clima que naturalmente não aconteceriam.
A Terra já aqueceu e esfriou naturalmente em outras ocasiões, mas a verdade é que estes ciclos sempre foram muito mais lentos, exigindo milhões de anos, enquanto agora, como consequência da atividade humana, estamos atingindo níveis em apenas duzentos anos que em outras épocas provocaram extinções.
Antes de entrar em detalhes sobre as causas e consequências, vamos te contar por quê você não se importa com a mudança climática...
A atmosfera é composta por vários gases que, na proporção certa, fazem seu trabalho. O problema surge quando as atividades humanas aumentam a emissão de gases de efeito estufa para a atmosfera, contribuindo para a retenção de mais calor do que o necessário - aumentando a temperatura média do planeta e produzindo o que é popularmente conhecido como aquecimento global.
CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS DA MUDANÇA CLIMÁTICA
A principal causa da mudança climática é o aquecimento global, tendo diversas consequências negativas nos sistemas físicos, biológicos e humanos, entre outros.
CAUSAS DA MUDANÇA CLIMÁTICA
Vamos começar pelo começo. O efeito estufa é um processo natural que permite que a Terra mantenha as condições necessárias para suportar a vida: a atmosfera retém parte do calor do Sol. Sem o efeito estufa, a temperatura média do planeta seria de 18ºC negativos.
CAUSAS QUE PROVOCAM O AQUECIMENTO GLOBAL
GASES DE EFEITO ESTUFA
Dióxido de carbono (CO2), Metano (CH4), Compostos halogenados, Ozônio troposférico, Óxido de nitrogênio. Provocados principalmente pela queima de combustíveis fósseis para a geração de eletricidade, transporte, calefação, indústria e edificação. Também são provocados pelo gado, agricultura (principalmente cultivo de arroz), tratamento de esgoto, aterros sanitários, entre outros.
AUMENTO EXPONENCIAL DA POPULAÇÃO
O número de habitantes do planeta cresce exponencialmente. Hoje somos mais de 7 milhões de pessoas e continuaremos crescendo pelo menos mais 2 milhões até 2050. Uma população cada vez maior precisa de cada vez mais recursos, o que acelera o aumento da emissão de gases de efeito estufa, em todos os processos de produção.
DESTRUIÇÃO DE ECOSSISTEMAS TERRESTRES E DESFLORESTAMENTO
As florestas e florestas tropicais estão desaparecendo a uma velocidade vertiginosa. Nos últimos 10 anos, nada menos que 13 milhões de hectares foram destruídos. As florestas são sumidouros naturais de carbono que absorvem CO2 através da fotossíntese e retornam oxigênio para a atmosfera.
DESTRUIÇÃO DE ECOSSISTEMAS MARINHOS
Os oceanos também são sumidouros de carbono, absorvendo até 50% do CO2 produzido. Além de sua destruição, o problema é que ao alcançarem seu limite, o oceano se torna ácido, resultando em mortes e doenças da flora e fauna marinha.
EM QUE MOMENTO OS SERES HUMANOS COMEÇARAM A TER UM IMPACTO NA MUDANÇA CLIMÁTICA?
Os especialistas concordam que a Revolução Industrial foi o ponto de transição para o que o início das emissões de gases do efeito estufa disparassem. É necessário recordar que a Revolução Industrial nasceu de muitas outras pequenas revoluções: agrícola, tecnológica, demográfica, de meios de transporte, financeira, etc., que deram origem a um novo modelo de produção e consumo.
Desde então, o crescimento populacional (em 1750 havia menos de 800 milhões de habitantes na Terra, hoje são mais de 7,5 bilhões), o consumo cada vez mais excessivo de recursos, o aumento da demanda e da produção de energia obtida principalmente através de combustíveis fósseis, fizeram com que o planeta entrasee no que parte da comunidade científica chamou de Antropoceno: a nova era geológica causada pelo impacto dos seres humanos sobre a Terra.
O principal resultado foi um aumento da temperatura global do planeta, que aumentou 1,1 0C desde este período, embora seja estimado que até o final deste século o termômetro possa aumentar ainda mais, mesmo que os compromissos de redução de emissões estabelecidos pelos países sejam cumpridos.
CONSEQUÊNCIAS DA MUDANÇA CLIMÁTICA
Como nos afeta a mudança climática? Este aumento global da temperatura traz consequências desastrosas que colocam em perigo a sobrevivência da flora e fauna da Terra, incluindo o ser humano. Entre os impactos da mudança climática destacam-se o derretimento da massa de gelo nos polos, o que por sua vez causa a elevação do nível do mar - resultando em inundações e ameaças aos litorais costeiros - mesmo pequenos estados insulares estão em risco de desaparecer.
A mudança climática também aumenta a ocorrência de fenômenos climáticos mais violentos, secas, incêndios, morte de espécies animais e vegetais, o transbordamento de rios e lagos, o surgimento de refugiados climáticos e a destruição de meios de subsistência e recursos econômicos, especialmente nos países em desenvolvimento.
PRINCIPAIS EFEITOS AMBIENTAIS OBSERVADOS E ESPERADOS
MUDANÇAS NOS ECOSSISTEMAS E DESERTIFICAÇÃO
A variação das condições de vida nos entornos naturais provoca mortes, doenças e migrações massivas de espécies.
DERRETIMENTO DOS POLOS E AUMENTO DO NÍVEL DO MAR
O calor provoca o derretimento de gelo nos dois polos, o que faz subir o nível do mar e ameaça submergir litorais costeiros e pequenos estados insulares sob a água.
ACIDIFICAÇÃO DOS OCEANOS
A absorção de grande quantidade de CO₂ provoca morte e doenças em peixes, algas, corais e outros organismos subaquáticos.
FENÔMENOS METEOROLÓGICOS EXTREMOS
Furacões, ciclones, tufões, secas, inundações, chuvas ou nevascas aumentam seu grau de violência devido ao aquecimento global, causando mais mortes, vítimas, deslocações e danos materiais.
EXTINÇÃO DE ESPÉCIES
A mudança nos ecossistemas e a desertificação provocam a morte de 10.000 a 50.000 espécies a cada ano.
MIGRAÇÕES MASSIVAS
A figura do refugiado climático, ainda não reconhecida pelas Nações Unidas, é uma realidade que se estima alcançar um bilhão de pessoas em 2050.
O COMPROMISSO DA ACCIONA
A LUTA CONTRA A MUDANÇA CLIMÁTICA
A ACCIONA considera a luta contra a mudança climática e seus efeitos como uma prioridade estratégica. Alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 13 - ação contra a mudança climática - a empresa trabalha para mitigar as emissões de gases de efeito estufa a fim de contribuir para o progresso da sociedade e responder aos principais desafios do desenvolvimento sustentável no campo da infraestrutura, água e energia, liderando a transição para uma economia de baixo carbono.