Pilares de formação profissional e empoderamento feminino do projeto Estação Sustentar foram reconhecidos pela entidade

A ACCIONA e a Linha Uni, responsáveis pela Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, são as empresas vencedoras, com o projeto Estação Sustentar, da categoria de Diversidade da 8ª edição do Prêmio Câmara Espanhola de Sustentabilidade, realizado pela Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil. 

O Estação Sustentar visa impactar positivamente a sociedade por meio de, entre outros pilares, formação profissional e empoderamento a mulheres. Estes pilares buscam promover formação profissional a residentes de comunidades de São Paulo com IDH abaixo da média municipal, contribuindo com a empregabilidade e aumentando a participação de mulheres na construção civil. 

No 2º semestre de 2021, quando o projeto foi iniciado, 67 pessoas foram impactadas pelo programa de formação profissional, somando 7904h em treinamentos. As primeiras turmas, ministradas em instituições como o Senai, foram de Padeiros, Soldadores ao Arco Elétrico, Construtores de alvenaria, Sinaleiros Amarradores, Eletricistas Instaladores, Auxiliares Mecânicos de manutenção e Operadores de ponte rolante. 

Poucos meses após o início do projeto, em dezembro de 2021, já havia 257 mulheres contratadas nas obras da Linha 6-Laranja, 10,24% do efetivo, das quais 35 encontraram novas profissões através da formação fornecida pelo projeto. De acordo com dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a média nacional de participação feminina no setor de construção civil era de 9,9% em 2019. 

“Ao desenvolver nossos projetos nos comprometemos também com o seu entorno e com a promoção de melhorias na qualidade de vida da população das regiões onde atuamos. E entre tais melhorias a questão da inclusão e formação de mulheres é uma grande prioridade, já que queremos transformar o setor de infraestruturas por meio da equidade de gênero”, explica André De Angelo, diretor País de Infraestruturas da ACCIONA e presidente do conselho diretivo da Linha Uni.  

A premiação

Desde 2012, o Prêmio Câmara Espanhola de Sustentabilidade cumpre o objetivo de divulgar e reforçar o compromisso da Câmara Oficial Espanhola de Comércio no Brasil e de seus associados com a promoção da sustentabilidade como estratégia fundamental para os negócios das companhias que desenvolvem atividades no território nacional e internacional.

A banca avaliadora foi composta por Cebds, FGVces, Pacto Global e SITAWI, que julgaram cada projeto de acordo com os critérios de Relevância, Implementação e Aplicação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.