Considerada uma das melhores empregadoras da Espanha, a ACCIONA é a única empresa de construção e engenharia em todo o mundo a ser incluída no Top 100 do Índice Global de Diversidade e Inclusão da Refinitiv

 

Pelo segundo ano consecutivo, a ACCIONA - empresa global líder no fornecimento de soluções regenerativas para uma economia descarbonizada - foi a única companhia no setor de construção e engenharia em todo o mundo a ser incluída no Top 100 do Índice Global de Diversidade e Inclusão da Refinitiv, alcançando a 36ª posição geral em 2021. 

A posição em questão reflete as políticas ambientais, sociais e de governança (ESG) da ACCIONA em suas operações de infraestrutura e energia renovável, bem como seu compromisso com a igualdade de gênero, contratos socialmente inclusivos e treinamentos de diversidade cultural para a sua força de trabalho de 38 mil pessoas, compreendendo 131 nacionalidades, em mais de 40 países. 

Para selecionar as 100 organizações mais inclusivas e diversificadas globalmente, o Índice Refinitiv de Diversidade & Inclusão leva em consideração mais de 500 pontos de dados ambientais, sociais e de governança (ESG) projetados para medir, de forma transparente e objetiva, o desempenho relativo de cerca de 11 mil empresas, que representam mais de 80% da capitalização de mercado global. 

Os profissionais de finanças usam essas métricas para avaliar os riscos e oportunidades ESG das empresas em que investem, incluindo estratégias de investimento com um forte componente de diversidade. Desde o seu lançamento, em 2016, as empresas do Top 100 do índice D&I da Refinitiv superaram consistentemente os índices de mercado, demonstrando o alto grau de correlação entre o desempenho financeiro de uma empresa e a sua liderança em diversidade e inclusão.

Quanto à inclusão, a ACCIONA também está empenhada em reduzir a disparidade salarial entre homens e mulheres - que em 2020 era de 2,8% - e ampliar as políticas que promovem as mulheres, as minorias e as pessoas com deficiência. 

Para isso, uma das atitudes da companhia foi vincular o bônus ao aumento da porcentagem de mulheres em cargos de pré-gestão. Em 2020, o percentual de mulheres em cargos de gestão júnior subiu para 24,37%, um aumento de 4,95% em relação ao ano anterior.

Além disso, a empresa também realiza edições semestrais do “Programa de Desenvolvimento Gerencial para Mulheres de Alto Potencial” e está treinando mulheres em habilidades e ofícios que lhes permitem assumir uma maior variedade de funções em projetos de construção. Um exemplo disso está acontecendo no Chile, onde uma equipe feminina está construindo a creche do hospital Marga-Marga, em Valparaíso. 

Vale dizer que a ACCIONA também colabora com entidades e fundações de integração corporativa de pessoas com deficiência, desempregados de longa data, mulheres migrantes, vítimas de violência de gênero e outros grupos em risco de exclusão social. E já em 2020, pessoas com deficiência representavam 3,97% da força de trabalho total da ACCIONA.

Para apoiar uma maior integração, os Comitês de Diversidade em diferentes áreas de negócio e países implementam políticas e programas para promover um ambiente de trabalho respeitoso, diverso, inclusivo e eficiente.

A ACCIONA está comprometida com a igualdade de oportunidades e com a geração de uma cultura que promova o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.