A organização, referência global em análise de sustentabilidade, avaliou mais de 16 mil empresas, das quais apenas 283 obtiveram certificação máxima (A)

SÃO PAULO, 26 DE DEZEMBRO DE 2022. A ACCIONA e a ACCIONA Energía obtiveram nota máxima (A) no exame de desempenho de sustentabilidade feito pela organização global sem fins lucrativos CDP, que avaliou este ano mais de 18 mil empresas de todo o mundo, das quais apenas 283 alcançaram a nota máxima.

A ACCIONA reforçou sua presença no seleto grupo de empresas líderes na luta contra as mudanças climáticas, enquanto que a ACCIONA Energía conquistou a máxima qualificação na primeira oportunidade em que se submeteu à avaliação de CDP, após sua entrada na bolsa em julho de 2021.

O CDP leva em consideração a qualidade da informação pública, as boas práticas, a conscientização e gestão de riscos ao meio ambiente, a fixação e execução de objetivos concretos e relevantes, aspectos em que tanto a ACCIONA quanto a ACCIONA Energía se destacaram em sua atuação.

Entre as conquistas, destaca-se que 93% dos investimentos da ACCIONA e 100% da ACCIONA Energía estiveram alinhadas com a taxonomia europeia de atividades sustentáveis em 2021.

Além disso, a produção renovável da ACCIONA Energía, que conta com 11.245 MW de potência instalada, evitou a emissão de 13,4 milhões de toneladas de CO2 à atmosfera em 2021, o equivalente a emissões de um país do tamanho da Eslovênia em um ano, por exemplo.

Ambas as companhias, guiadas por seus Planos de Sustentabilidade, estão também comprometidas com a regeneração do meio ambiente e o impacto positivo de suas atividades tanto nos ecossistemas como na sociedade.

O CDP é uma organização sem fins lucrativos cujo objetivo é incentivar instituições, companhias e cidadãos a promover uma economia baixa em carbono e respeitosa com o meio ambiente. Através de seus relatórios, o CDP propõe a canalização de investimentos e consumo com soluções contra o aquecimento global e a deterioração de recursos naturais.

A publicação dos resultados do CDP chega junto ao anúncio de que a ACCIONA fará parte do Dow Jones Sustainability World Index (DJSWI) a partir de 19 de dezembro. Para isso, a empresa superou uma análise exaustiva de sustentabilidade realizada pela S&P, que incorpora centenas de pontos de análise vinculados com a sustentabilidade, que vão desde aspectos econômicos e de governança, até indicadores sociais e ambientais. Os dados coletados nesta avaliação se complementam com outra informação pública sobre a empresa.

Para a revisão deste ano, a S&P “convidou” 13.800 empresas para preencher o formulário, segundo de acordo com a agência, e mais de 3.500 delas foram consideradas elegíveis para inclusão em algum dos índices avaliados.