• OPORTUNIDADE. Presidente da ACCIONA participa do 'Brazil Economic Forum' em Zurique

José Manuel Entrecanales, presidente e CEO da ACCIONA, disse hoje, durante o Brazil Economic Forum, em Zurique, que a experiência da empresa na construção da Linha 6-Laranja de Metrô de São Paulo "nos dá, se possível, ainda mais confiança no mercado brasileiro". 

"Estamos ainda mais interessados [em investir no Brasil]", disse durante seu discurso. "O Brasil tem talento, tem instituições, tem um sistema econômico invejavelmente estável, tem escala e tem os recursos naturais", acrescentou. "Além disso, vimos que as instituições e a sociedade em geral apoiam não só esse grande projeto, mas também outros que, sem dúvida, serão realizados no futuro". 

O presidente da ACCIONA fez referência específica ao impacto social da Linha 6 em São Paulo e lembrou que ela já emprega quase 9 mil pessoas e que, entre outros fatores, está gerando um alto nível de emprego feminino. "Temos a obra do mundo com mais mulheres empregadas"; afirmou e deu como exemplo uma fábrica de aduelas – concreto pré-fabricado – em que 70% dos funcionários são mulheres.

A ACCIONA atua no Brasil há mais de 25 anos. Já desenvolveu infraestruturas emblemáticas como o Terminal 2 do Porto do Açu (RJ) e a transformação da antiga estação de trem Júlio Prestes na Sala São Paulo, um espaço para concertos de classe mundial, entre outros projetos. 

Atualmente, a ACCIONA está construindo a Linha 6-Laranja de Metrô de São Paulo, a maior obra de infraestrutura da América Latina. A nova linha terá 15 quilômetros de extensão e ligará a zona norte ao centro da cidade, prestando serviço a mais de 630.000 pessoas diariamente.

O Brazil Economic Forum, organizado pelo Grupo de Líderes Empresariais (LIDE), reuniu em Zurique uma importante representação dos principais líderes políticos, sociais e econômicos, além de um grande grupo de investidores internacionais, com o objetivo de discutir a economia, a sustentabilidade e o futuro do país.

Fundado no Brasil em 2003, o LIDE é uma organização que reúne executivos dos mais variados setores de atividade para fortalecer a livre iniciativa de desenvolvimento econômico e social, bem como a defesa de princípios éticos de governança nas esferas pública e privada.