José Manuel Entrecanales, Presidente da ACCIONA Global, foi homenageado ontem, 24/11, como a “Personalidade Espanhola” do ano pela Câmara Espanhola no Brasil, em reconhecimento à sua contribuição para as relações comerciais Hispano-brasileiras.

A cerimônia contou com a presença dos ministros brasileiros Carlos França (Exteriores), Joaquim Leite (Meio Ambiente), Tarcísio Gomes de Freitas (Infraestrutura), além do próprio embaixador espanhol, Fernando García Casas, entre outras personalidades do mundo político e empresarial.

Sergio Rial, presidente do Banco Santander no Brasil, foi homenageado no mesmo evento como “Personalidade Brasileira” do ano. 

Em suas palavras de agradecimento, José Manuel Entrecanales afirmou que “este reconhecimento simboliza o tipo de empresa que queremos levar adiante”, em referência à abordagem estratégica da ACCIONA para gerar impacto positivo nos países onde atua, como o Brasil, tanto nos aspectos ambientais como também sociais.

25 anos no Brasil

Em 2021, a ACCIONA completou 25 anos no Brasil. Durante o último quarto de século, ela proporcionou grandes projetos de infraestrutura como o Terminal 2 do Porto do Açu, no estado do Rio de Janeiro, e o Sistema de Esgoto Sanitário de Santa Cruz do Capibaribe, em Pernambuco.

Atualmente é a responsável pela construção da Linha 6-Laranja de metrô de São Paulo, o maior projeto desenvolvido sob o modelo de parceria público-privada (PPP) na América Latina, entre o Governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Linha Universidade, da qual a ACCIONA é a principal acionista.

O projeto, avaliado em R$ 15 bilhões, também é uma das maiores obras de infraestrutura desenvolvidas pela ACCIONA ao redor do mundo.

Com 15 km de extensão e 15 estações, a Linha 6-Laranja vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo a apenas 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia. Depois de finalizada, a Linha 6 será operada pela Linha Uni por 19 anos.