Diante da situação crítica criada pela pandemia do vírus COVID-19 - uma ameaça sem precedentes à saúde pública, à sociedade e à comunidade empresarial - a ACCIONA está tomando todas as medidas necessárias para proteger a saúde e a segurança de todos os seus funcionários, clientes e parceiros garantindo, ao mesmo tempo, a continuidade de seus negócios e serviços, alguns deles essenciais para a vida da comunidade.

Diante da situação crítica criada pela pandemia do vírus COVID-19 - uma ameaça sem precedentes à saúde pública, à sociedade e à comunidade empresarial - a ACCIONA está tomando todas as medidas necessárias para proteger a saúde e a segurança de todos os seus funcionários, clientes e parceiros garantindo, ao mesmo tempo, a continuidade de seus negócios e serviços, alguns deles essenciais para a vida da comunidade. Além disso, a ACCIONA lançou várias iniciativas de cooperação com diferentes instituições públicas e agentes sociais para contribuir com o combate a essa pandemia. 

Nossa principal responsabilidade, como empresa e como cidadãos, é ajudar a impedir a propagação da doença, cumprindo sempre as recomendações dos governos e autoridades de saúde em todos os países em que estamos presentes. 

A ACCIONA opera infraestruturas críticas em energia renovável, água e transporte, fornece serviços essenciais, como gestão hospitalar, serviços de ambulância e limpeza, entre outros. Por esse motivo, tomamos todas as medidas necessárias para garantir a continuidade e a qualidade desses serviços absolutamente necessários, hoje mais do que nunca, para a segurança e o bem-estar dos cidadãos.
 

Saúde, segurança e continuidade dos negócios 

A companhia implementou todas as medidas necessárias, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades nacionais de saúde correspondentes, para minimizar o risco para os nossos funcionários. 

Essas medidas incluem, com particular referência à situação atual na Espanha: 

Protocolo de ação, que formaliza os diferentes procedimentos para a prevenção de riscos ocupacionais, segurança e saúde da empresa, seguindo as recomendações da OMS e das autoridades de saúde. O objetivo é mitigar os riscos à saúde, identificar os possíveis impactos da crise nas atividades da empresa, estabelecer os critérios de gestão necessários e implementar as medidas decretadas pelas autoridades competentes. 

Diretrizes para ação contra possíveis infecções, que ajudam todos os funcionários a prevenir a infecção e a identificar seus sintomas, fornecendo informações sobre prevenção, tratamento e medidas a serem tomadas. 

Teletrabalho. A ACCIONA disponibilizou aos funcionários a possibilidade de trabalhar em suas casas, com recursos, tecnologia e os meios de comunicação necessários para isso, cooperando com a iniciativa de minimizar o deslocamento e a possibilidade de contágio. As medidas de teletrabalho foram implementadas não apenas na Espanha, mas como medida preventiva em todos os países em que a empresa opera. Mais de 95% da equipe de nosso escritório conseguiu tirar proveito dessa iniciativa, que é fundamental na luta contra a pandemia. Para isso, o número de VPNs foi multiplicado por cinco, o serviço de assistência técnica foi reforçado e o número de computadores portáteis da empresa foi dobrado.  

Segurança presencial. O gerenciamento de várias infraestruturas críticas e serviços essenciais, especialmente relevantes em uma crise dessa natureza, força um grupo significativo de nossos funcionários a trabalhar para manter as referidas infraestruturas e serviços.  

A ACCIONA possui, por exemplo, um Centro de Controle de Energia Renovável (CECOER), com escritórios em Pamplona, ​​Santiago do Chile e Chicago, que administra mais de 15.000 MW. Nossos parques eólicos ou usinas solares precisam ter serviços de Operação e Manutenção para garantir o fornecimento de eletricidade. 

Somente na Espanha, a companhia opera 150 estações de tratamento de águas residuais, 20 estações de tratamento de água potável e gerencia pouco mais de 80 serviços de gerenciamento de água que fornecem o serviço a quase 750.000 habitantes.  

A empresa também gerencia e presta serviços em vários hospitais da Espanha, México, Canadá e Catar, além de assistência médica e serviços de transporte no aeroporto de Barajas e na Comunidade Autônoma de Aragão, prestando serviços em vários aeroportos da Espanha, Europa ou América Latina. Além de ser responsável pela limpeza e manutenção de mais de 1.800 estações ferroviárias e pelo gerenciamento de resíduos e limpeza de vários municípios.  

Eletricidade, água, hospitais, aeroportos, ferrovias, gerenciamento de resíduos. Esses e outros serviços devem estar totalmente disponíveis nesta crise de saúde. Às vezes, serviços discretos, mas essenciais para que nossas comunidades continuem operando o mais normalmente possível, nessas circunstâncias. 

E em resposta ao estado de alarme e à necessidade de medidas extremas de higiene, a ACCIONA suspendeu temporariamente seu serviço de compartilhamento de motocicletas em todas as cidades da Espanha (Madri, Barcelona, ​​Valência, Sevilha e Saragoça) e União Européia (Milão e Lisboa).  

Para garantir a segurança e a saúde de nossos funcionários em todos os serviços ativos, a empresa disponibilizou equipamento de proteção e as medidas de higiene necessárias. Os espaços de trabalho foram reorganizados para manter distâncias de segurança adequadas.  

Além disso, o Centro de Segurança ACCIONA (CSA) monitora a situação 24 horas por dia e oferece o suporte necessário aos funcionários que precisam resolver situações ou têm dúvidas sobre a melhor maneira de prosseguir. Somente na primeira semana dessa crise, a CSA lidou com mais de 1.400 e-mails e 1.200 ligações, por exemplo. 

Clínica de Saúde: para atender às perguntas médicas dos funcionários, a ACCIONA reforçou seu serviço de videoconferência médica, atualmente com uma equipe de seis médicos. Durante a primeira semana de crise, este serviço atendeu a mais de 300 consultas de funcionários em diferentes países. 

Limitação de viagens: as viagens de trabalho foram suspensas durante o período de crise. 

Colaboração social

Em resposta à atual situação crítica, a ACCIONA está desenvolvendo várias ações colaborativas com diferentes instituições públicas e agentes sociais para contribuir na diminuição dos efeitos do Covid-19. 

Dada a situação que muitas pequenas e médias empresas na Espanha enfrentam nessas circunstâncias, oferecemos um adiamento dos pagamentos pelo serviço de fornecimento de eletricidade até o segundo semestre do ano às PME. 

No Hospital Infanta Sofía, em San Sebastián de los Reyes (Madri), adotamos medidas destinadas a reforçar nossos serviços, propiciar descanso a nossa equipe e reconhecer seu esforço. Em geral, será dado a todos os funcionários acesso gratuito ao serviço de venda automática e continuidade na distribuição de frutas e outros alimentos entre todos os funcionários. Por outro lado, doamos máscaras para o Hospital e demos aos pacientes acesso gratuito ao serviço de televisão. 

Estamos colaborando com a implementação das instalações necessárias para o bom funcionamento do hospital de campanha em Ifema, por meio de nossa própria equipe, recursos e assistência técnica para a montagem da instalação de gases medicinais. Também estamos ajudando o Hospital La Paz a transportar EPI para este hospital de campo com pessoal e vans do serviço de mobilidade que foi suspenso. 

Colaboramos com o Hospital Ramón y Cajal levando remédios para a casa de pacientes afetados por outras doenças e que estariam em risco de contágio se viessem buscá-los no hospital. A entrega é feita sem contato físico com o paciente em casa. 

Fizemos uma doação de máscaras para a Polícia Nacional, o Hospital San Francisco de Asís em Madri e as Irmãzinhas dos Pobres em Madri, para quem também doamos alimentos. 

Estamos fornecendo serviço de limpeza nos hotéis Room Mate que hospedam a equipe de saúde, por meio de pessoas que seriam afetadas pela redução de empregos temporários. 

Colocamo-nos à disposição da Cruz Vermelha de Madri para colaborar na desinfecção de várias de suas instalações, em vários locais da Comunidade Autônoma. 

Em Sevilha, estamos trabalhando com o Banco de Alimentos, coletando e entregando alimentos de fornecedores ou entidades com limitações logísticas. Para isso, usamos vans e funcionários voluntários do serviço de mobilidade da ACCIONA, que foi suspenso. 

Estamos disponibilizando às administrações públicas - principalmente em Madri, como principal foco da doença na Espanha - nossas capacidades, recursos e pessoal na área de transporte (vans ou motocicletas), logística (espaços de armazenamento), estruturas (posicionamento de trabalho), limpeza normal e especializada para instituições que não possuem recursos no momento e manutenção. 

Nossa intenção é colaborar o máximo possível, contribuindo com nossas capacidades em ações concretas que afetam diretamente os cidadãos. Portanto, estamos coletando todos os tipos de iniciativas e propostas de nossas equipes humanas por meio de canais de comunicação internos.

 

Equipe ACCIONA

Estamos muito orgulhosos com a resposta de todas as pessoas de nossa empresa, tanto pela responsabilidade que demonstraram em seus empregos, quanto por sua solidariedade e generosidade. Tomamos medidas para promover ainda mais esse espírito. 

Promovemos um quadro de avisos por meio de canais de comunicação internos, que incluem todos os tipos de iniciativas colaborativas de nossas equipes. Os funcionários estão contribuindo com suas ideias e habilidades para o bem-estar de todos. Reforçar as possibilidades de comunicação entre as pessoas da ACCIONA visa manter o espírito de equipe, para que possamos nos acompanhar nessas circunstâncias, dando-nos apoio, conselhos, compartilhando imagens ou simplesmente conversando.  

Dentro das possibilidades existentes, estamos oferecendo às pessoas afetadas por medidas de redução temporária do emprego a opção de continuar trabalhando em alguns dos serviços essenciais que precisam de reforço ou de participar do restante das atividades que lançamos em colaboração com a autoridades.  

Pensando não apenas nos funcionários da ACCIONA, mas também em suas famílias e, graças à Fundação José Manuel Entrecanales, estarão disponíveis para os funcionários durante esses meses excepcionais duas plataformas de tecnologia de ponta: 

- Lingokids: aplicativo para crianças de 2 a 8 anos para aprender inglês de uma maneira agradável. https://www.lingokids.com/es 

- Odilo: Biblioteca digital inteligente https://www.odilo.es/