Neom - Arábia Saudita
DESERT X PRIX (11 - 12 DE MARÇO)
A Arábia Saudita é o país com o maior deserto contínuo do mundo e um dos países com maior escassez de água. Em suas praias, encontram-se os recifes de corais do mar Vermelho, um ecossistema ameaçado pelo aquecimento global e pela poluição plástica.
Queremos conscientizar as pessoas, juntamente com a Extreme E, a respeito das consequências da desertificação e da deterioração dos ecossistemas marinhos, como os recifes de corais, e colaborar com especialistas locais e internacionais em projetos de preservação dos ecossistemas afetados pelos impactos das alterações climáticas.
Dois ambientes naturais definem a Arábia Saudita em particular: o deserto e o mar. É a região onde há o maior deserto contínuo do mundo e com maior escassez de água, assim como cenário de litorais que abrigam os recifes de corais do mar Vermelho, ameaçados por alterações climáticas e poluição plástica.
A etapa inaugural da 3ª temporada do Extreme E tem como objetivo aumentar a conscientização sobre as consequências da desertificação e da perda de ecossistemas marinhos saudáveis, destacando a "importância de incorporar a natureza na sociedade".
Por isso, o primeiro local da temporada é a cidade de NEOM, que possui diversidade de ecossistemas e uma situação geográfica condicionada pelo mar Vermelho, que favorece temperaturas amenas. No entanto, a crise climática coloca o progresso da região em risco, ao mesmo tempo que acelera a urgência de encontrar soluções regenerativas e inovadoras que reduzam as alterações climáticas e facilitem a adaptação a elas.
Essas soluções incluem o desenvolvimento de soluções de energias renováveis e, em particular, de hidrogênio verde, um vetor energético que a organização Extreme E destaca como essencial para possibilitar a descarbonização da região. Certamente, essas soluções serão complementadas por projetos de conservação da rica biodiversidade da Arábia Saudita.
- DESAFIO: a mudança climática ameaça a saúde do deserto e dos ecossistemas marinhos que habitam a Arábia Saudita, bem como todos os setores de progresso social e econômico da região. Para fornecer soluções para a crise climática, a Extreme E afirma que "a região está direcionando recursos para fornecer soluções de reflorestamento e regeneração do deserto".
- SOLUÇÕES: a terceira temporada do Extreme E servirá, novamente, como plataforma para a continuação do programa Legacy, o qual, em NEOM, visa restaurar a natureza ao proteger lagartos e promover programas de criação de espécies e plantação de árvores.
Nesse sentido, como a Extreme E declara em seu site, a organização "colaborou com a Ba'a Foundation, uma organização dedicada à conservação de espécies ameaçadas, habitats naturais e locais históricos, para apoiar a conservação das tartarugas na costa do mar Vermelho".